sábado, 26 de janeiro de 2013

Calendario das Giras Espirituais: Fevereiro e Março

Fevereiro:
01/02/2013 - Baianos e Boiadeiros
08/02/2013 - Não haverá Gira (feriado de carnaval)
15/02/2013 - Pretos Velhos
22/02/2013 - Exu Mirim e Pomba Gira Mirim

Março:
01/03/2013 - Linha do Oriente ( Ciganos e Ciganas)
08/03/2013 - Mães Orixás e Marinheiros
15/03/2013 - Caboclos
22/03/2013 - Baianos e Boiadeiros
29/03/2013  Pai Ogum (fechamento de corpo) / Exú e Pomba Gira

Muito axé a todos!

sábado, 19 de janeiro de 2013

PAI OXÓSSI

Nesse mês de Janeiro comemoramos o aniversário do nosso amado Pai Oxóssi, o Orixá caçador cuja qualidade divina é expandir e estimular o racional dos seres. É o Pai que se manifesta através do conhecimento - e é através do conhecimento que aprendemos que a criação divina se estende a todos os seres e criaturas. E quando conhecedores disso, adquirimos o respeito por tudo e por todos.

O Orixá Oxóssi é o mistério doutrinador por excelência e faz com que busquemos a compreensão e fixação do saber. Ele irradia duas linhas do saber: uma estimula o ser a buscar o conhecimento e a outra a usar o que já sabe em beneficio próprio e do próximo.  Quando sob esta maravilhosa irradiação, adquirimos um racional hábil, expandindo nossas faculdades, aguçando nosso raciocínio, fazendo com que busquemos o entendimento das coisas de uma forma racional, usando sempre o bom senso para discernir o certo do errado.

Oxo significa caçador, Ossi significa noturno. Oxóssi é o Orixá caçador que caça e busca o conhecimento, que leva as pessoas ao saber ordenado das doutrinas divinas, sem desvirtuamento. É o Pai que traz o alimento da Fé e do saber religioso, tanto para os espíritos menos iluminados quanto para os iluminados.
Pai Oxossi é a Divindade que tem o grau de Guardião dos Mistérios da Natureza e, dessa forma, a irradiação do Pai é de uma vibração curadora, vibração esta que atua no nosso mental, espiritual, no nosso corpo energético, orgânico (em nossas células), nos curando de todos os desequilíbrios energéticos, orgânicos e espirituais.

Pai Oxóssi é também o Orixá sustentador da linha de trabalhos dos Caboclos na Umbanda. Os caboclos e Caboclas são doutrinadores de nossa Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração; são trabalhadores dos mistérios à direita dos Sagrados Orixás. Sua linha é forte, pois são aguerridos, persistentes e movimentam essências de ervas,  plantas, sementes, frutos, raízes, flores, pedras, fitas, pembas, etc.

Médiuns, não deixem de fazer oferenda ao Pai Oxóssi e aos caboclos que trabalham com vocês. Peçam sabedoria, força, conhecimento, cura, prosperidade,equilíbrio, etc. O conhecimento sempre esteve e está presente em nossas vidas, ainda que nunca tenhamos percebido isso. Voltemo-nos de frente para Pai Oxóssi, para, a partir de hoje, recebermos a sua irradiação divina.

Amado seja o nosso Pai Oxóssi! Salve Oxóssi!
Okê Arô meu Pai! Dê-me seu Brado Majestade!

Oferenda para o Pai Oxossi e Caboclos:
- 7 velas verdes
- Frutas variadas
- Vinho, cerveja clara
- Caldo de cana
- Flores do campo
- Fitas verdes, pembas verdes
Colocar tudo em cima de folhas de bananeira ou outra erva que a intuição indicar.

Saravá a todos! Fiquem todos com a irradiação desse Amado Pai da Sabedoria.