sexta-feira, 26 de abril de 2013

MENSAGENS AOS IRMÃOS DA ASSISTÊNCIA - Nº 02


O reflexo da comunidade na vida do templo religioso

Muitos vêm ao terreiro por causa de problemas, que quando solucionados, acabam não voltando mais. Tudo bem, a Umbanda é para todos!!! Mas tem aqueles que voltam, e voltam assiduamente que a cada gira começam a fazer parte da família do terreiro.

A dúvida na fase “boa” da pessoa é que “se está tudo bem, o que eu vou fazer lá?”, ou então para aqueles que querem ir é “se esta tudo bem, o que eu falo para o guia quando ele me atender?”. 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Aviso Importante: Rifa da Capa

Irmãos de fé, nesta sexta-feira, dia 26 de Abril será aberta a Rifa da Capa!!!

Graças a colaboração de todos conseguimos vender todos os nomes.
Por mais esse motivo, convidamos vocês a não perderem a gira, pois a rifa será aberta antes do inicio dos trabalhos, para que depois os Guardiões possam consagra-la e entregar ao ganhador.

Avisem aos seus amigos e familiares que compraram.

Até sexta!


MENSAGENS AOS IRMÃOS DA ASSISTÊNCIA - Nº 01

Como já abordado em textos anteriores, vamos novamente fazer uma reflexão sobre algo muito importante. Para aqueles que já conhecem o terreiro e para aqueles que estão chegando pela primeira vez, muitas coisas passam por nossas cabeças, acredite, você não é o único.


Na maioria das vezes, uma pessoa procura um terreiro de Umbanda como um “pronto socorro”, onde buscam sanar suas urgências e emergências. Para alguns, um terreiro de umbanda é uma das últimas tentativas, geralmente por medo ou mesmo pela dificuldade de encontrar um.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

MENSAGEM AOS UMBANDISTAS: reflexão

A vida no Terreiro é algo inestimável. Aprendemos constantemente a viver em grupo, conhecemos dezenas de personalidades diferentes o tempo todo e nenhuma delas foge do arquétipo do Orixás de cada um. 

Um filho sempre "puxa" para seu Pai ou Mãe Orixá. Cada um com as características, defeitos e qualidades do seu Orixá, além de toda uma formação de vida diferente de cada um que ali está - corrente ou assistência - onde todos precisam conviver em harmonia. Cada gira é um aprendizado. Nós sempre aprendemos alguma coisa.

Além das particularidades da religião, confissões, segredos, histórias entre pai/ mãe e filhos de santo, temos os aprendizados que levamos para a vida toda que nos transformam, mesmo que lentamente. É essa diversidade de seres humanos que habitam este planeta que fazem a comunidade de Umbanda. É fantástico aprender todos os dias e descobrir que quanto mais se aprende, mais teremos que aprender. Acredite! Participe mais da vida do Terreiro e você verá tanta coisa que necessita ser tratada e vivida.

Desde a infância, começamos a aprender como conviver bem uns com os outros. Em nossos lares descobrimos que para se conseguir conviver bem com as pessoas a sua volta é preciso antes de tudo respeitar o direito do outro, independente de quem ele seja, se um filho, irmão, um amigo ou mesmo um vizinho...A regra é antiga: nossos direitos terminam onde começam os dos outro.

Se vivêssemos como eremitas não precisaríamos nos preocupar, porém, em comunidade é diferente. Precisamos aprender a agir de forma a não prejudicar o outro. É importante também não só se acostumar a tratar bem aos outros, mas aprender a tratar todos com educação. Os mais velhos ensinam os novos, os novos respeitam os mais velhos e todos respeitam e aprendem com os mais experientes!

Sintam-se sempre bem vindos!

Pai Abner
Núcleo de Umbanda Sagrada 
Pai Ogum de Ronda e Cabocla Jurema

quarta-feira, 17 de abril de 2013

ORIXÁ OGUM

Axé a todos! " Deus é a Lei e a Lei nos guia!"

Nesse mês de Abril, dia 23, comemoramos o dia desse Amado Orixá Ogum.
Tudo é regido por uma Lei imutável, a Lei do Criador, a ordem das coisas em todos os planos da vida e em todos os níveis conscienciais. Nas esferas superiores da Luz há lei, ordem e harmonia e essa Lei dá os parâmetros para o nosso equilíbrio, evolução e vida no meio em que nos acolhe. Lei é a ordem das coisas em todos os planos da vida e a Lei Divina é a Lei Maior, que rege tudo e a todos conduz na senda evolutiva. A lei da Umbanda é essa lei de Deus, justa e poderosa. As outras leis estão dentro dela: carma, reencarnação, causa e efeito, afinidades etc...

A Lei Maior é o campo de atuação de Pai Ogum que ordena os procedimentos, os processos e normas ditados pelo Divino Criador, anulando tudo o que estiver em desacordo com ela. Essa força que ordena tudo e a todos.

No estágio humano nossa vida precisa ter sentidos a guiá-la para adquirirmos equilíbrio, fortalecimento de nossas crenças, firmeza nos princípios que nos regem e no sentimento de Amor pelo Criador e por sua criação. Nossa Lei não é dualista, ela não diz que "podemos fazer o bem com a direita e o mal com a esquerda". Só podemos fazer o bem. 

Os caminhos são os pontos de forças, os santuários naturais de Pai Ogum. Por caminho devemos entender as vias evolutivas, a evolução do ser. Pai Ogum é o vigilante do caminho daqueles que empreenderam sua caminhada pela senda da Luz, mas, vigia tanto os caminhos para cima como para  baixo. Ele é como um escudo protetor e luta para não deixar cair quem ele está protegendo.

Pai Ogum vigia a execução dos carmas e tem sob suas ordens tanto a Luz como as Trevas. Como Guardião do ponto de força do equilíbrio, comanda as entidades atuantes no nosso plano como agentes cármicos, ou seja, os Exus e Pomba Giras da Lei da Umbanda. Nessa função, Ogum abrange a todos, e tudo o que alguém fizer envolvendo magia ou ocultismo será anotado por ele, para posterior julgamento junto ao Senhor da Lei, que é Deus.

Basta sairmos do caminho reto para sermos tolhidos pelas irradiações retas e cortantes. Suas irradiações retas são simbolizadas por suas " Sete Lanças ", as cortantes são simbolizadas  pelas " Sete Espadas " e sua proteção legal é simbolizada pelos seus " Sete Escudos ".

Quando a Lei quer recompensar é Ogum quem dá, mas, quando quer cobrar, é o seu lado negativo quem executa. Quando caminhamos rumo a Luz, Ogum estará à nossa direita ; quando rumamos para  as Trevas, ele apenas inverte sua posição, mas não o lado. Portanto, ele estará à nossa esquerda, anotando sentimentos e atitudes condenáveis.
Saravá o Senhor dos Caminhos, das Demandas, da Ordenação Divina....
Ogum Yê Meu Pai....
Patacori Ogum.....

Axé a todos. Força e Paz.





domingo, 14 de abril de 2013

Cicatrizes

"Num dia quente de verão, um menino decidiu nadar no lago que havia atrás da sua casa. Correu para a água não percebendo que enquanto nadava para o meio do lago, um jacaré estava deixando a margem e entrando na água em sua direção, sua mãe em casa, olhava pela janela enquanto os dois estavam cada vez mais perto um do outro. Com medo absoluto, correu para o lago, gritando para o seu filho o mais alto quanto conseguia. Ouvindo sua voz o pequeno se alarmou, deu um grito e começou a nadar de volta ao encontro de sua mãe, mas era tarde assim que a alcançou o jacaré também o alcançou. A mãe agarrou seu menino pelos braços enquanto o jacaré agarrou seus pés. Começou um cabo-de-guerra incrível entre os dois, o jacaré era muito mais forte que a mãe, mas a mãe o amava demais para deixá-lo ir. Um fazendeiro que passava por perto ouviu os gritos, pegou uma arma e disparou no jacaré.
De forma impressionante, após semanas no hospital, o pequeno menino sobreviveu. Seus pés extremamente machucados pelo ataque do animal, e em seus braços, os riscos profundos onde as unhas de sua mãe estiveram cravadas no esforço sobre o filho.
Um repórter que entrevistou o menino após o trauma, perguntou-lhe se poderia mostrar as cicatrizes. O menino mostrou os seus pés. E então, com óbvio orgulho disse ao repórter: - Mas olhe meus braços! Tenho grandes cicatrizes em meus braços também. Eu as tenho porque minha mãe não me deixou ir."

Nós também temos muitas cicatrizes. Podem ser de um passado doloroso.
Algumas são feias e causam-nos dor. Mas, algumas feridas, são porque Deus se recusou a nos deixar ir. E quando você se esforçava, ele estava lhe segurando. Se hoje  o momento é difícil, talvez o que esta  te causando dor seja Deus cravando-lhe suas unhas para não te deixar ir. Lembre-se daquele que em meio a tantas lutas nunca vai te abandonar e certamente vai fazer o que for necessário para não te perder, ainda que seja preciso deixar-lhe cicatrizes.


Retirado do jornal Informativo Ramatis ---- (Autor desconhecido).

Axé a todos.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Mensagem aos umbandistas

Foi, há muito tempo atrás que essa história aconteceu. Contada aqui de uma forma romanceada, mas que trás em sua essência, uma verdadeira mensagem para os umbandistas.


Ela começa em uma noite escura e assustadora, daquelas de arrepiar os pelos do corpo. Realmente o Sol tinha escondido- se nesse dia, e a Lua tímida, teimava em não iluminar com seus encantadores raios brilhosos como fios de prata, a morada dos Orixás.
Nessa estranha noite Ogum, o Orixá das "guerras", saiu do alto ponto onde guarda todos os caminhos e dirigiu-se ao mar. Lá chegando, as sereias começaram a cantar e os seres aquáticos agitaram-se. Todos adoravam Ogum, ele era tão forte e corajoso.
Iemanjá que tem nele um filho querido, logo abriu um sorriso, aqueles de "mãe coruja" quando revê um filho que há tempos partiu de sua casa, mas nunca de sua eterna morada dentro do coração:
- Ah Ogum, que saudade, já faz tanto tempo! Você podia vir visitar mais vezes sua mãe, não é mesmo? Ralhou Iemanjá, com aquele tom típico de contrariedade
- Desculpe, sabe, ando meio ocupado, respondeu triste Ogum.

Calendário das Giras Espirituais Mês de Abril e Maio

Abril /2013: 
12/04 - Gira dos Pretos Velhos, e Crianças
19/04 - Mães Orixás e Marinheiros
26/04 - Gira dos Guardiões e Guardiãs

Maio/2013:
04/05 - SÁBADO - Festa do Orixá Ogum (19:00 hrs)
10/05 - Caboclos
17/05 - Baianos e Boiadeiros
25/05 - SÁBADO - Festa Preto Velho (19:00 hrs) 
31/05 - Gira dos Guardiões e Guardiãs

Nas sextas feiras dos dias 03/05 e 24/05 não haverá giras.

domingo, 7 de abril de 2013

Chega! Falando Francamente...

Falo agora diretamente a vocês que são líderes espirituais e médiuns do movimento umbandista e espírita: o seu vinculo com as trevas ainda é grande; salvo algumas exceções, a maioria de vocês vieram de lá. Graças a misericórdia divina e à intervenção de alguns benfeitores da humanidade, receberam uma carta de crédito, tiveram a reencarnação afiançada por aqueles que o amam e ainda acreditam que podem quebrar nesta atual existência todos os vínculos que ainda possuem com os espíritos trevosos. Vocês são, salvo algumas exceções, os bispos, os chefes da igreja, os padres os políticos e militares que outrora que em nome do Cristo, semeavam a dor e o sofrimento nos corações dos inocentes... O amor é a única maneira de saírem vencedores desta encarnação...

Tenho acompanhado a trajetória atual de muitos que fracassaram no passado e, com toda sinceridade, são poucos os que entenderam a hora grave pelo qual  passa o planeta. São poucos os que entenderam que estão tendo a última chance de soerguimento, no plano terrestre. Todos nós, encarnados ou não, devemos obediência apenas ao Cristo e não aos homens. Chega meus irmãos, de fazer a vontade dos homens, dos interesses da maioria, principalmente de se fazer a sua vontade. É hora de fazermos a vontade do Cristo, que nos sustenta na luta e a vontade do Cristo é que estejamos sempre dispostos a sermos úteis, que estejamos sempre estendendo as mãos para erguer os caídos, que façamos o bem incondicionalmente...

Vivemos os período da transformação; todos vocês que hoje se encontram no corpo estão tendo a honra, a oportunidade  e a benção de poder participar e, principalmente, contribuir com esse momento tão importante pelo qual passa o planeta Terra...

Chega de mesquinharias, de melindres, de questionamentos infundados, de personalismos, de vaidades descabidas. O momento é de união, fraternidade, solidificação do homem de bem.

Espíritas, católicos, umbandistas, budistas, evangélicos ou qualquer outra filosofia da qual fizerem parte: lembrem que a recomendação maior de Jesus foi, é, e sempre será o "amai-vos uns aos outros"... 

Busquemos esse sentimento em nós mesmos, viajemos para dentro de nós, organizemos uma faxina interior para que o amor desabroche em definitivo!!!!!!

(Retirado do livro - " Falando francamente - Um novo olhar sobre as vivências mediúnicas" - Agnaldo Paviani - Espírito Klaus - Editora Luminus.)

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Festa em Homenagem ao Sr. Zé Pilintra

Axé irmãos! Nesta sexta-feira dia 05/04/2013 faremos uma festa em homenagem ao seu Zé Pilintra, essa entidade maravilhosa que trabalha sob a regência do nosso Amado Pai Ogum e nossa Amada Mãe Iansã. Esse guia nos ensina e  traz a alegria, a sabedoria, a inteligência, a esperteza e a boa malandragem da vida.
Muitos pensam que a malandragem que essa linha maravilhosa traz até nós é a malandragem de passar pessoas para tráz, de mentir, enganar, passar por cima de tudo e de todos para conseguir o que se quer... Engana-se muito e me entristece ver como os umbandistas ainda pensem desse modo. Irmãos, estudem. Fiquem cara a cara com um Zé Pilintra antes de sair falando coisas que vocês não sabem...
A malandragem muito conhecida nessa linha de trabalho espiritual é, primeiramente, saber que sem humildade e respeito com as pessoas não chegamos a lugar algum. Ter inteligência e sabedoria para admitirmos os nossos erros, é viver com alegria e paz aceitando tudo aquilo que o nosso Pai Criador Olorum nos reserva para a nossas vidas. É sempre aprender com os nossos erros, e erguer a cabeça, sempre saber recomeçar. É ter a certeza de que Deus sempre vai preparar uma saída para os nossos problemas, e que amanhã será um novo dia com lutas, mas conquistas também. Com obstáculos, mas também vitórias...

Estão todos convidados a homenagear essa entidade que nos traz tanta força e inteligência para a nossa caminhada.

Saravá Seu Zé Pilintra! Salve a Vossa Banda....
Muito Axé a todos.