sábado, 22 de junho de 2013

A Verdadeira Cura Espititual

O que vem a ser a caridade?
Nos ensinaram que é a doação, ajudar ao próximo sem preconceitos.
A Umbanda é caridade. Ser espiritual é caridade. Então vamos juntos refletir no que realmente podemos fazer para ajudar ao próximo. Você acredita que dando esmola a alguém você está ajudando? Ajudando em quê? A meu ver, a ajuda é para manter aquele indivíduo a permanecer naquela situação. Estamos afirmando que aquela realidade é verdadeira e de que ele não tem condições de sair dela. Deus não nos coloca numa situação para sofrer. Nos colocamos onde acreditamos que merecemos. Por isso, você está onde se colocou. Tudo o que acontece em nossas vidas, somos responsáveis. Nós criamos, damos brecha.

Para ajudarmos, verdadeiramente alguém é necessário darmos as pessoas à oportunidade de viver uma nova realidade. É primordial haver essa consciência e sair da visão do cristianismo de que ali no lugar daquele mendigo "pode ser Jesus te pedindo uma esmola". Essa foi uma maneira cristã de nos manter em duplo papel: da vítima e do bom samaritano. Ou da igreja como salvadora, e os fiéis como os pecadores salvos. Já passamos dessa fase, precisamos eliminar essa crença, renovar valores e exterminar com essa e qualquer outra dualidade inútil.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Orixá Xangô

A justiça Divina é a virtude de dar a cada um o que é do seu merecimento. Deus é justo e gera tudo com equilíbrio, no sentido da justiça todos nós temos os mecanismos mentais necessários para desenvolvermos condutas equilibradas e adquirirmos posturas pessoais, sensatas e racionais, anulando nossa emotividade e nosso instintivismo. Pois somos dotados de "livre arbítrio". A qualidade equilibradora é manifestada pelo Orixá Xangô, que purifica nossos sentimentos com sua irradiação incandescente, abrasadora e consumidora das emotividades.

Quem absorve a qualidade equilibradora do Pai Xangô torna-se racional, ajuizado. A escolha racional nos leva ao equilíbrio da alma, pelo conhecimento da lei que nos rege e nos diz o que é "certo e errado na vida".Essa lei não é cega nem falível, pois se ensinarmos errado, seremos colhido por ela, que exige muito de quem conhece os mistérios da razão. Mas se trilharmos no equilíbrio da Lei Maior iremos adquirir uma fé inquebrantável no que fazemos e no que falamos, e nada será feito ou dito em vão, tudo terá sua razão de ser. Tudo se resume em servir à sua família, ao seu circulo familiar, profissional, à sua comunidade, tanto civil quanto religiosa.

A emotividade e as pessoas instintivas não suportam nenhum tipo de contrariedade, levando-nos a ver qualquer ação refreada como ofensa pessoal, por isso deve ser contida pelo sentido equilibrador da justiça. Assim não nos tornamos pessoas que se sentem injustiçadas, inferiorizadas, menosprezadas, abandonadas e traídas pelos semelhantes. Nossa emotividade e nosso instintivismo primitivo devem ser transmutados lentamente com bom senso, razão e equilíbrio. Senão nos tornamos mesquinhos, egoístas, possessivos, vingativos e intolerantes conosco e com nossos semelhantes.

Quando alguém se torna um equilibrados de seus semelhantes é porque descobriu o sentido da vida. Que o nosso Amado Pai Xangô nos cubra com o vosso Manto Sagrado da Razão, Equilíbrio e Justiça.

Saravá Pai Xangô.
Caô Kabecile Meu Pai.



Muito Axé a todos.
Mãe Regiane.

domingo, 9 de junho de 2013

Nossa Vontade e a Vontade Divina

Muitas vezes não nos damos conta do que acontece à nossa volta, tudo muda numa velocidade espantosa e nós, muitas vezes, não percebemos. Neste caso existe uma Vontade Divina se manifestando e mudando tudo o que deve ser mudado, inclusive o nosso íntimo, mesmo que não notemos a diferença.

A vontade que Deus nos concedeu é o nosso livre arbítrio e quando estamos em sintonia com a Vontade Divina, tudo ocorre naturalmente e damos passos no caminho da evolução que só alegram nossos guias espirituais, pois estamos sendo um só, unindo nossa vontade com a do nosso Divino Criador.

Mas, quando essa nossa vontade é contrária `a D'Ele, passamos por privações e provações, pois estamos nos afastando D'Ele e caminhando em sentido inverso. Nestes casos, muitos problemas acontecem em nossas vidas e não sabemos o porquê e nem como resolvê-los. Então irmãos, sejamos cada vez mais naturais e deixemos que o nosso Divino Pai Criador e sua Vontade Divina nos conduza, e com certeza trilharemos caminhos harmoniosos, rumo ao seu "Encontro" na luz do seu amor!


Muito axé e luz a todos.
Mãe Regiane.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Calendário das Giras Espirituais Mês de Junho e Julho

Junho/2013:
07/06 - Mães Orixás e Marinheiros
14/06 - Caboclos e Pai Xangô
21/06 - Festa dos Ciganos
28/06 - Gira dos Guardões e Guardiãs

Julho/2013:
05/07 - Baianos e Boiadeiros
12/07 - Pretos Velhos
19/07 - Pai Ogum e Caboclos (Aniversário de três anos do Terreiro)
26/07 - Guardiões e Guardiãs

sábado, 1 de junho de 2013

"Prece a Exú Marabô"


Poderosa Oração, para ser usada em casos de doenças. O pedido feito com fé torna-se uma arma fortíssima, para a cura dos mais variados males, em nome desse grandioso Exú. Recomenda-se acender uma vela branca do lado externo de casa, e rezar com as mãos apoiadas no solo. O dia propício é a sexta-feira.

"Exú Marabô meu amigo e companheiro. Senhor forte e guerreiro, pajé, feiticeiro e mago sei que pelos caminhos que passo e lugares aonde eu vou, tenho sempre a tua proteção. Neste momento de aflição e fragilidade, coloco minhas mãos no chão e firmo meu pensamento em ti na certeza que serei atendido na minha necessidade ( fazer o pedido).
Confio em sua força e sei que a sua capa cobre tudo, só não cobre a falsidade, o orgulho e a maldade. Senhor Marabô Exú dono da minha porteira, senhor dos meus caminhos, esteio da minha fé, com a confiança que tenho, jamais estarei sozinho, pois tu me guias, me acompanha nas lidas e dificuldades. Conto contigo Senhor Exú Marabô. Laroyê Exú, Exú é mojubá."


Muito Axé a todos.
E muito Axé desse Guardião nos nossos caminhos.

Mãe Regiane.