terça-feira, 23 de julho de 2013

Três Anos de Terreiro!

Amanhã, dia 24 de julho, o nosso Terreiro comemora três anos de existência. A gira passada, quando comemoramos o aniversário, foi uma gira com muito Axé. Senti a irradiação de todas as linhas e quase que não consegui fazer a oração de abertura dos trabalhos... Foi muita emoção e muito choro, pois passou um filme pela minha mente... Lembrei-me desde o começo da nossa caminhada na Umbanda, até aquele momento... Lembrei-me de quando os Guias Espirituais do Terreiro de Umbanda Caboclo Ogum Rompe Mato - terreiro onde iniciamos a nossa caminhada mediúnica na Umbanda - diziam para o Pai Abner da missão que ele tinha. Nós sempre perguntávamos a eles que missão seria essa, e os guias diziam que no tempo certo iríamos saber.

O tempo foi passando, buscamos o conhecimento, pois uma religião tão rica em rituais, magias e fundamentos, deveria ter muito que ensinar; pensávamos: “não pode ser só isso... vestir a roupa branca ir para o terreiro e incorporar...”. Com isso em mente, nos preparamos através dos cursos e nunca paramos de estudar e buscar o conhecimento. Até que certo dia fomos fazer o curso de sacerdócio de Umbanda Sagrada com o Pai Rubens Saraceni por ordem do nosso padrinho do terreiro. Sim, pois para se tornar um sacerdote de um terreiro não é assim do dia para a noite... existe todo um preparo de conhecimentos, fundamentos, iniciações dentro do mistério que é a nossa Umbanda. Com muita dificuldade fizemos o nosso terreiro e iniciamos a nossa missão com as bênçãos dos nossos Pais e Mães Espirituais com muito Axé!

(Eu costumo sempre postar desejando axé para todo mundo, sei que muitos não sabem o significado desta palavra, mas eu vou explicar:
Axé: força vital, energia, força sagrada dos Orixás, bençãos, votos de boa sorte. Axé é poder, carisma, sabedoria. Axé é origem, é a raiz que vem dos antepassados. Axé se tem, se usa, se gasta, se repõe, se acumula. Axé se ganha e se perde, é ter legitimidade junto ao povo de santo. Axé é sinônimo de amém. Enfim esse é o significado dessa palavra tão poderosa.)

E só com muito Axé para lidar com tantas coisas, tantas pessoas, tantas situações, tantas dificuldades, para poder ajudar as pessoas que veem no terreiro. Somos gratos a Deus Pai Olorum por ter nos confiado essa missão, uma missão muito difícil, mas muito gratificante. Vendo como as pessoas são ajudadas pela espiritualidade, ficamos muito felizes por sermos instrumentos de Deus nessa jornada.

Nunca foi fácil. Primeiramente, para ajudarmos as pessoas precisamos experimentar as muitas dificuldades da vida, para só depois poder entender e ajudar os nossos semelhantes. Em nossa caminhada espiritual e material passamos por grandes dificuldades - tanto espirituais quanto materiais - o que nos deu uma base sólida para compreender os problemas das pessoas que chegam até nós.

Sacerdócio de Umbanda é sinônimo de doar tudo de si, tentando fazer o melhor, ensinando, falando, lidando com demandas, com o que há de mais negativo nas pessoas, nos filhos espirituais, nos médiuns, enfim... Mas os princípios básicos dentro da Umbanda é a Fé, o Amor, a Humildade e a Caridade.

Agradeço a Deus Criador, aos Orixás, Guardiões e Guardiãs da Esquerda, aos Guias e Mestres Espirituais. Peço a eles Axé todos os dias, pois sei que só assim terei forças, disposição, vontade, sabedoria, humildade, amor e caridade para ajudar, ouvir, ensinar a todos que confiam em mim.

Encerro aqui, agradecendo a todos que confiam em nós, e estão sempre conosco nessa batalha.





Axé a todos.

Mãe Regiane Fernandes.