quarta-feira, 30 de outubro de 2013

" Oração ao Senhor Exu Tranca Rua das Almas"

                             Senhor Tranca Rua das Almas, senhor do sétimo grau de evolução da lei maior de Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres de luz, interceda em meu caminho, livrando-me de toda a energia que possa atrapalhar a minha evolução. Fazei de meus pensamentos uma porta fechada para a inveja, discórdia e egoísmo. Dos sete caminhos por ti ultrapassados, foi na rua que passou a ser o dono do direito, abrindo as portas para os espíritos que merecem ajuda e evolução, e fechando para os que querem praticar a maldade e a inveja contra seus semelhantes. Fazei meu coração mais puro que meus próprios atos; fazei de minhas palavras a transparência da humildade; fazei de meu corpo aparelho de caridade, pois ao teu lado, demanda comigo não existirá, pois estarei coberto por sua capa que protege e abriga seus filhos. Senhor Tranca Rua das almas, agradeço por tudo o que me fizeste aprender nesta vida e em outra quer passei ao teu lado.
                            Rogo por vós a proteção para mim, para meus irmãos de fé, para minha família, e porque não, para meus inimigos. Abençoe e guarde esses filhos, que um dia entenderão o verdadeiro sentido da palavra Umbanda.
                           

                           Laroyê Exu Tranca Rua das Almas!!!!


OBS: Sempre que for fazer essa oração, acender uma vela preta e colocar um copo de pinga e um charuto, do lado de fora de casa oferecendo ao Sr Exu Tranca Rua das Almas, ajoelhar com o joelho esquerdo e fazer a oração.

Muito axé desse maravilhoso Exú na vida de todos.
Mãe Regiane Fernandes.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

" Lenda dos Orixás -- Orixá Oxum"

             Oxum é a rainha dos rios e das cachoeiras (todas as águas doces), do ouro e do amor. Veste-se de amarelo, dourado, azul claro e rosa. Traz em suas mãos o Abebê (espelho leque) e uma espada se for guerreira. É a segunda esposa de Xangô. Seu dia é sábado e sua saudação é "Ora aiiê ô Mamãe Oxum".
             Seus filhos são pessoas graciosas, vaidosos, adoram jóias perfumes e roupas caras. Voluptuosas, sensuais, esbanjam charme e beleza. São também muito ciumentas, possessivas e vingativas. Possuidoras de muita força de vontade e um grande desejo de ascensão social.
 


                                               "Lenda de Oxum"



              Certa vez, Oloú, rei de Oloú, precisava atravessar o rio onde vivia Oxum. O rio naquele dia se encontrava enfurecido e os exércitos do rei não podiam passar pelas traiçoeiras correntezas. Oloú fez um pacto com Oxum, para que baixasse o nível das águas. Em troca lhe oferecia uma bela prenda. Oxum entendeu que Oloú estava prometendo Prenda Bela.
              Prenda Bela era o nome da mulher de Oloú, filha dileta do rei de Ibadã. Oxum baixou o nível das águas e Oloú passou com seu exército. Oloú jogou no rio a bela prenda: uma grande oferenda com as melhores comidas e bebidas, os mais finos tecidos, jóias luxuosas e raros perfumes, correntes de ouro puro, banhos preciosos. Tudo foi devolvido para as areias das margens de Oxum. Oxum só queria Prenda Bela, a princesa. Tempos depois, Oloú retornou vitorioso de sua expedição e, ao chegar ao rio, este novamente estava turbulento, o rei ofereceu de novo o mesmo que ofertara antes. Oxum recusou o oferecido , tudo foi devolvido à praia, intocado. Ela queria Prenda Bela, esposa de Oloú que estava grávida.
              Contrariado, mas sem ter outra saída, Oloú lançou ao rio sua indefesa e grávida consorte, ao ser lançada às águas revoltas, Prenda Bela deu à luz a uma criança. Oxum devolveu a criança: era somente Prenda Bela que ela queria. Oloú seguiu seu caminho, retornando muito triste a seu reino. O rei Ibadã logo foi informado do fim trágico da filha. Declarou guerra a Oloú, venceu-o e o expulsou para sempre do país.


Fonte: "Lendas Africanas dos Orixás -- Pierre Verger -- Editora Corrupio"

Mãe Regiane Fernandes.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Lenda dos Orixás "Mãe Iansã ou Oyá"

              É a deusa guerreira, senhora dos ventos, das tempestades e dona dos raios. É a dona dos eguns. É a mulher principal de Xangô. Veste-se de vermelho, marrom escuro e branco. Seu dia é quarta-feira e sua saudação é "Eparrei Iansã!". Suas filhas são alegres, audaciosas, intrigantes, autoritárias, briguentas e sensuais. Ambiciosas e de temperamento forte, guerreiras e comunicativas.


                                                 " Lenda de Iansã ou Oyá"


            Ogum caçava na floresta quando avistou um búfalo. Ficou na espreita, pronto para abater a fera. Qual foi a sua surpresa ao ver que, de repente, de sob a pele do búfalo saiu uma mulher linda. Era Oyá. E não se deu conta de estar sendo observada. Ela escondeu a pele de búfalo e caminhou para o mercado da cidade. Tendo visto tudo, Ogum aproveitou e roubou a pele. Ogum escondeu a pele de Oyá num quarto de sua casa. Depois foi ao mercado ao encontro da bela mulher.
            Estonteado por sua beleza, Ogum cortejou Oyá. Pediu-a em casamento. Ela não respondeu e seguiu para a floresta. Mas lá chegando não encontrou a pele. Voltou ao mercado e encontrou Ogum. Ele esperava por ela, mas fingiu nada saber. Negou não haver roubado o que quer que fosse de Iansã. De novo, apaixonado pediu Oyá em casamento. Oyá astuta, concordou em se casar e foi viver com Ogum em sua casa, mas fez suas exigências: ninguém na casa poderia se referir a ela fazendo qualquer alusão ao seu lado animal. Nem se poderia usar a casca do dendê para fazer o fogo, nem rolar o pilão pelo chão da casa.
            Ogum ouviu os seus apelos e expôs aos familiares as condições para todos conviverem em paz com sua nova esposa. A vida no lar entrou na rotina. Oyá teve nove filhos e por isso era chamada de Iansã,  a mãe dos nove. Mas nunca deixou de procurar a pele de búfalo. As outras mulheres de Ogum cada vez sentiam-se mais enciumadas. Quando Ogum saia para caçar e cultivar o campo, elas planejavam uma forma de descobrir o segredo da origem de Iansã. Assim uma delas embriagou Ogum e este revelou o  mistério.
             E na ausência de Ogum, as mulheres passaram a cantarolar coisas que sugeriam o esconderijo da pele de Oyá, e coisas que aludiam o seu lado animal. Um dia, estando sozinha em casa, Iansã procurou em cada quarto, até que encontrou sua pele. Ela vestiu a pele e esperou que as mulheres retornassem. E então, saiu bufando, dando chifradas em todas, abrindo-lhes a barriga. Somente seus nove filhos foram poupados. E eles, desesperados clamavam por sua benevolência. O búfalo acalmou-se, os consolou e depois partiu. Antes porém deixou com os nove filhos o seu par de chifres. Num momento de perigo ou de necessidade, seus filhos deveriam esfregar um dos chifres no outro. E Iansã, estivesse onde estivesse, viria rápida como um raio em seu socorro.



"Eparrei Iansã"
Fonte: "Lendas africanas dos Orixás. --- Pierre Verger"
Mãe Regiane Fernandes.




 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

"Aviso importante"

Como foi dito na gira anterior, excepcionalmente neste sábado dia 12/10/2013 não haverá gira espiritual de caridade no terreiro, pois faremos uma gira com toda a corrente mediúnica no domingo no ponto de força da Mamãe Oxum ( cachoeira).
Mas no sábado dia 19/10/2013 haverá gira normal, será Gira dos Baianos e Boiadeiros.
Dia 29/10/2013  --- Gira dos Guardiões e Guardiãs da Esquerda.

Muito axé a todos.
Mãe Regiane Fernandes.

domingo, 6 de outubro de 2013

"Lenda dos Orixás Pai Xangô"

Orixá da Justiça, do trovão e da pedreira. Veste-se de vermelho e branco. Usa uma coroa, e traz o Oxé (machado duplo) e o Xerê (instrumento musical). Seu dia é quarta-feira e sua saudação é Kaô Kabesile .
Seus filhos são fisicamente fortes, atrevidos e prepotentes. Com um senso de justiça muito próprio, agem como se fossem os donos da verdade, mas quando a coisa se complica, sempre buscam um meio termo, para não sair perdendo.


Lenda do Orixá Xangô


Xangô e seus homens lutavam com um inimigo implacável. Os guerreiros de Xangô, capturados pelo inimigo, eram mutilados e torturados até a morte, sem piedade ou compaixão. As atrocidades já não tinham limites. O inimigo mandava entregar a Xangô seus homens aos pedaços. Xangô estava desesperado e enfurecido. Xangô subiu no alto de uma pedreira perto do acampamento e dali consultou Orunmilá sobre o que fazer.
Xangô pediu ajuda a Orunmilá. Xangô estava irado e começou a bater nas pedras com o oxé, bater com o seu machado duplo. O machado arrancava das pedras faíscas, que acendiam no ar as famintas línguas de fogo que devoravam os soldados inimigos. A guerra perdida foi se transformando em vitória.
Xangô ganhou a guerra. Os chefes inimigos que haviam ordenado o massacre dos soldados de Xangô foram dizimados por um raio que Xangô disparou no auge da fúria. Mas os soldados inimigos que sobreviveram foram polpados por Xangô. A partir daí, o senso de justiça de Xangô foi admirado e cantado por todos.
Através dos séculos, Os Orixás e os homens têm recorrido a Xangô para resolver todo tipo pendência, julgar as discordâncias e administrar justiça.


Kao Kabesile meu Pai Xangô
Mãe Regiane Fernandes.


Retirado do livro - Lendas Africanas dos Orixás - Pierre Verger.    

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Documentário de Umbanda " Pra ver a Umbanda Passar"

  
      Estou postando esse documentário para todos os médiuns e simpatizantes da nossa Umbanda, para mostrar que cada terreiro tem os seus fundamentos, mas o fim é sempre o mesmo, o amor, a fé, a humildade e à prática da caridade. Axé a todos e um bom filme. Pai Abner.

     Salve todos pais e mães espirituais e seus filhos de fé de todo o Brasil a Umbanda é linda e bela pela sua diversificação, a Umbanda  é amor na mais bela das palavras.
     Parabéns ao diretor Luciano Coelho e Marcelo Munhos pelo excelente trabalho desse documentário.
     Pai Abner  

http://www.paranacine.com.br/_2011/filme.php?id=90