sexta-feira, 29 de novembro de 2013

"Lenda dos Orixás - Nanã Buruque"

      Mãe Nanã é a Orixá feminina mais velha do Panteão Africano. É a mãe de Oxumaré e Obaluaiê. Em sua mão traz o seu cetro o Ibiri. Veste-se de lilás, branco e azul. É a protetora dos doentes desenganados. Seu dia é terça-feira e sua saudação é " Saluba Nanã " ! . Seus filhos são conservadores e apegados às convenções. Calmos, mas as vezes tornam-se agessivos e guerreiros. AS mães, são apegadas aos filhos e muito protetoras. Ciumentas e possessivas, exigem atenção e respeito. Não costumam ser muito alegres e não gostam de brincadeiras.




                                                    "Lenda de Nanã"



    Dizem que quando Olorum encarregou Oxalá de fazer o mundo e modelar o ser humano, o Orixá tentou vários caminhos. Tentou fazer o homem de ar, como ele, não deu certo,pois o homem logo se desvaneceu. Tentou fazer de pau, mais a criatura ficou dura. De pedra ainda a tentativa foi pior. Fez do fogo e o homem se consumiu, tentou azeite, água e até vinho de palma e, nada. Foi então que Nanã Buruque veio em seu socorro. Apontou para o fundo do lago com seu Ibiri, seu cetro e arma, e de lá retirou uma porção de lama a Oxalá, o barro do fundo da lagoa onde morava ela, a lama sob as águas, que é Nanã. Oxalá criou o homem, o modelou no barro. Com o sopro de Olorum ele caminhou, com a ajuda dos Orixás povoou a terra. Mas tem um dia que o homem morre e seu corpo tem que retornar à terra, voltar a natureza de Nanã Buruque. Nanã deu a matéria no começo, mas quer de volta no final tudo o que é seu.




Que o sagrado manto da Divina Mãe Nanã, cubra a caminhada de todos vós.
" Saluba Amada Mãe Nanã Buruque".

Fonte:--- Lendas Africanas dos Orixás -- Pierre Verger-- Editora Corrupio.

Axé a todos Mãe Regiane.  

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

" Aviso importante"

               Conforme foi dito na gira anterior dia 09/11/2013 teremos a Gira dos Caboclos, --- no feriado dia 16/11/2013 não haverá gira,  --- dia 23/11/2013 teremos a Gira dos Ciganos,  --- dia 30/11/2013 teremos a Festa de Exu Tranca Rua e Maria Padilha, -- muito axé a todos.


Mãe Regiane Fernandes.

" Lenda dos Orixás - Obaluaê ( ou Omolu, em sua forma velha)."

                                  O deus das pestes e das doenças de pele. Por ser o deus da peste conhece a cura de todos os males. Veste-se de branco e preto e usa um capuz de palha-da-costa que encobre todo o corpo. Dança com o Xaxará. Seu dia é segunda-feira e sua saudação é " Atotô". Seus filhos são pessoas que se preocupam demais com os outros, podem até ter uma boa situação financeira mas não se apegam a bens materiais, reservados, se chateiam fácil, insensíveis, cruéis, quando tem um objetivo são determinados mais na primeira queda desistem. São inquietos e não apreciam a monotonia.




                                                      " Lenda de Omolu"


                                 Omolu foi salvo por Iemanjá quando sua mãe Nanã Buruque, ao vê-lo doente, coberto de chagas purulento, abandonou-o numa gruta perto da praia. Iemanjá recolheu Omolu e o lavou com a água do mar. O sal da água secou suas feridas. Omolu tornou-se um homem vigoroso, mas ainda carregava as cicatrizes, as marcas de suas doenças. Ele era um homem poderoso. Andava pelas aldeias e por onde passava deixava um rastro ora de cura, ora de saúde, ora de doença. Mas continuava sendo um homem pobre. Iemanjá não se conformava com a pobreza do filho adotivo. Ela pensou "Se eu dei a ele a cura, a saúde, não posso deixar que seja sempre um homem pobre". Ficou imaginando quais riquezas poderia dar a ele. Iemanjá era a dona da pesca, tinha os peixes, os polvos, os caramujos, as conchas, os corais, tudo aquilo que dava vida ao oceano pertencia a sua mãe, Olocum, e ela dera tudo a Iemanjá. Iemanjá resolveu então ver suas jóias. Tinha algumas, mas enfeitava-se mesmo era com algas. Ela enfeitava-se com água do mar, vestia-se de espuma. Ela adorava-se com o reflexo de Oxu, a Lua. Mas Iemanjá tinha uma grande riqueza e essa riqueza eram as pérolas, que as ostras fabricavam para ela. Iemanjá, muito contente com sua lembrança, chamou Omolu e lhe disse: "De hoje em diante, és tu quem cuida das pérolas do mar. Serás assim chamado de Jeholu, o Senhor das Pérolas". Por isso as pérolas pertencem a Omolu, por baixo da sua roupa de ráfia, enfeitando seu corpo machado de chagas, Omolu ostenta colares e mais colares de pérolas, belíssimos colares.


Fonte: "Lendas Africanas dos Orixás--- Pierre Verger--- Editora Corrupio.
Muito Axé desse maravilhoso" Pai da Cura" em nossas vidas.
Mãe Regiane Fernandes.