sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Lenda dos Orixás ( EXU)

Axé a todos. Eu vou estar postando semanalmente aqui no blog um resumo da lenda de cada Orixá. Como sabemos os Orixás são oriundos do continente Africano, e cada Orixá estava ligado originalmente a uma cidade ou a um país inteiro. Tratava-se de uma série de cultos regionais ou nacionais – Xangô em Oyó, Yemanjá na região de Egbá, Ewa em Egbado, Ogum em Ekiti e Ondo, Oxum em Ilesa, Oxossi em Osogbo e Ijebu, Logunede em Ilesa, Oxalá-Obatalá em Ifé, subdivididos em Oxalufan em Ifan e Oxaguian em Ejigbo, e por aí vai...

Varias são as lendas que envolvem os Orixás. Primeiramente eu vou começar com a lenda do Orixá Exu, pois Exu foi o primeiro Orixá a ser criado por Deus nosso Pai Olorum. Sabemos que Exu é sempre o primeiro a ser oferendado, o primeiro a ser cultuado, o primeiro a ser assentado num terreiro, enfim, sem Exu não se faz nada por isso vou começar por esse maravilhoso Orixá.


EXU - Senhor dos caminhos, Orixá mensageiro e vencedor de demandas. Por estar mais próximo da realidade humana é considerado o Orixá das causas materiais. È identificado como o diabo cristão (erroneamente, claro). Veste-se de preto e vermelho. Seu dia principal é segunda-feira e sua saudação é "Laroiê Exu, Exu é Mojubá". Seus filhos são pessoas críticas, originais, alegres, falantes, brincalhões, ativos, de hábitos noturnos, tendem a ser irônicos, maus, debochados, egoístas, tornam-se tristes quando não se encaixam em determinados ambientes, mas não medem esforços para ajudar alguém.


Lenda de Exu

Exu era o irmão mais novo de Ogum, Odé e outros Orixás. Era tão turbulento e criava tanta confusão que um dia o rei, já não suportando sua malfazeja índole, resolveu castigá-lo com severidade: para impedir que fosse aprisionado, os irmãos o aconselhavam a deixar o país. Mas enquanto Exu estava no exílio, seus irmãos continuavam a receber festas e louvações. Exu não era mais lembrado, ninguém tinha notícias de seu paradeiro. Então, usando mil disfarces, Exu visitava seu país, rondando, nos dias de festa, as portas dos velhos santuários. Mas ninguém o reconhecia assim disfarçado e nenhum alimento lhe era ofertado. Vingou-se ele, semeando sobre o reino toda sorte do desassossego, desgraça e confusão. Assim o rei decidiu proibir todas as atividades religiosas, até que se descobrissem as causas desses males. Então os babalorixás reuniram-se em comitiva e foram consultar um babalaô que residia nas portas da cidade. O babalaô jogou os búzios e Exu foi quem falou no jogo. Disse nos odus que tinha sido esquecido por todos. Que exigia receber sacrifícios antes dos demais e que fossem para ele os primeiros cânticos cerimoniais. O babalaô jogou os búzios e disse que oferecessem um bode e sete galos a Exu. Os babalorixás caçoaram do babalaô, não deram a menor importância às suas recomendações e ficaram por ali sentados, cantando e rindo dele. Quando quiseram levantar-se para ir embora, estavam todos grudados nas cadeiras. Sim, era mais uma das ofensas de Exu!.
O babalaô então pôs a mão no ombro de cada um, e todos puderam levantar-se livremente. Disse a eles que fizessem como fazia ele próprio: que o primeiro sacrifício fosse para Exu. Assim convencidos, foi o que fizeram os pais e mães de santo, naquele dia e sempre desde então.

Fonte: Lendas Africanas dos Orixás- Pierre Verger - Editora Corrupio. 
Muito Axé de Exu em nossas vidas e nos nossos caminhos!
 Laroiê!!!

Mãe Regiane Fernandes.


2 comentários:

  1. Boa tarde,
    Cada estrela que paira no céu é portadora de brilho,vibrando luz no ritmo e frequência que as caracterizam.Unidas umas as outras porém formam constelações inteiras,espalhando luminosidade e beleza em meio a escuridão noturna,qual fossem m sorriso de Deus para a humanidade,quando te reúnes com os irmãos de fé na pratica da caridade,levas contigo muito mais que a instrumentalidade,carregas tudo que tem no coração.Por esse motivo um dos principais desafios é de equilibrar-se,buscando harmonia interna,através de auto conhecimento,afim de que sua presença signifique fator favorável para o intercambio superior .
    Descobrirás então que no grupo que serve não é apenas um intermediário ocasional,mas uma estrela dotada de luz própria e que unido a luminosidade de seus irmãos compoem uma constelação de amor,sorrindo para a humanidade em nome e Deus.muito axé para todos meus irmaozinhos de fé.Milene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito axé para você também minha irmã de fé, somos todos um dentro da umbanda rumo ao nosso Pai Olorum. Levando lições de paz, amor, humildade, fraternidade, aconselhamento, fé, conhecimento etc. Fique sempre na Paz de nosso Pai Oxalá. Mãe Regiane Fernandes.

      Excluir