quinta-feira, 24 de outubro de 2013

" Lenda dos Orixás -- Orixá Oxum"

             Oxum é a rainha dos rios e das cachoeiras (todas as águas doces), do ouro e do amor. Veste-se de amarelo, dourado, azul claro e rosa. Traz em suas mãos o Abebê (espelho leque) e uma espada se for guerreira. É a segunda esposa de Xangô. Seu dia é sábado e sua saudação é "Ora aiiê ô Mamãe Oxum".
             Seus filhos são pessoas graciosas, vaidosos, adoram jóias perfumes e roupas caras. Voluptuosas, sensuais, esbanjam charme e beleza. São também muito ciumentas, possessivas e vingativas. Possuidoras de muita força de vontade e um grande desejo de ascensão social.
 


                                               "Lenda de Oxum"



              Certa vez, Oloú, rei de Oloú, precisava atravessar o rio onde vivia Oxum. O rio naquele dia se encontrava enfurecido e os exércitos do rei não podiam passar pelas traiçoeiras correntezas. Oloú fez um pacto com Oxum, para que baixasse o nível das águas. Em troca lhe oferecia uma bela prenda. Oxum entendeu que Oloú estava prometendo Prenda Bela.
              Prenda Bela era o nome da mulher de Oloú, filha dileta do rei de Ibadã. Oxum baixou o nível das águas e Oloú passou com seu exército. Oloú jogou no rio a bela prenda: uma grande oferenda com as melhores comidas e bebidas, os mais finos tecidos, jóias luxuosas e raros perfumes, correntes de ouro puro, banhos preciosos. Tudo foi devolvido para as areias das margens de Oxum. Oxum só queria Prenda Bela, a princesa. Tempos depois, Oloú retornou vitorioso de sua expedição e, ao chegar ao rio, este novamente estava turbulento, o rei ofereceu de novo o mesmo que ofertara antes. Oxum recusou o oferecido , tudo foi devolvido à praia, intocado. Ela queria Prenda Bela, esposa de Oloú que estava grávida.
              Contrariado, mas sem ter outra saída, Oloú lançou ao rio sua indefesa e grávida consorte, ao ser lançada às águas revoltas, Prenda Bela deu à luz a uma criança. Oxum devolveu a criança: era somente Prenda Bela que ela queria. Oloú seguiu seu caminho, retornando muito triste a seu reino. O rei Ibadã logo foi informado do fim trágico da filha. Declarou guerra a Oloú, venceu-o e o expulsou para sempre do país.


Fonte: "Lendas Africanas dos Orixás -- Pierre Verger -- Editora Corrupio"

Mãe Regiane Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário