domingo, 6 de outubro de 2013

"Lenda dos Orixás Pai Xangô"

Orixá da Justiça, do trovão e da pedreira. Veste-se de vermelho e branco. Usa uma coroa, e traz o Oxé (machado duplo) e o Xerê (instrumento musical). Seu dia é quarta-feira e sua saudação é Kaô Kabesile .
Seus filhos são fisicamente fortes, atrevidos e prepotentes. Com um senso de justiça muito próprio, agem como se fossem os donos da verdade, mas quando a coisa se complica, sempre buscam um meio termo, para não sair perdendo.


Lenda do Orixá Xangô


Xangô e seus homens lutavam com um inimigo implacável. Os guerreiros de Xangô, capturados pelo inimigo, eram mutilados e torturados até a morte, sem piedade ou compaixão. As atrocidades já não tinham limites. O inimigo mandava entregar a Xangô seus homens aos pedaços. Xangô estava desesperado e enfurecido. Xangô subiu no alto de uma pedreira perto do acampamento e dali consultou Orunmilá sobre o que fazer.
Xangô pediu ajuda a Orunmilá. Xangô estava irado e começou a bater nas pedras com o oxé, bater com o seu machado duplo. O machado arrancava das pedras faíscas, que acendiam no ar as famintas línguas de fogo que devoravam os soldados inimigos. A guerra perdida foi se transformando em vitória.
Xangô ganhou a guerra. Os chefes inimigos que haviam ordenado o massacre dos soldados de Xangô foram dizimados por um raio que Xangô disparou no auge da fúria. Mas os soldados inimigos que sobreviveram foram polpados por Xangô. A partir daí, o senso de justiça de Xangô foi admirado e cantado por todos.
Através dos séculos, Os Orixás e os homens têm recorrido a Xangô para resolver todo tipo pendência, julgar as discordâncias e administrar justiça.


Kao Kabesile meu Pai Xangô
Mãe Regiane Fernandes.


Retirado do livro - Lendas Africanas dos Orixás - Pierre Verger.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário