quarta-feira, 17 de abril de 2013

ORIXÁ OGUM

Axé a todos! " Deus é a Lei e a Lei nos guia!"

Nesse mês de Abril, dia 23, comemoramos o dia desse Amado Orixá Ogum.
Tudo é regido por uma Lei imutável, a Lei do Criador, a ordem das coisas em todos os planos da vida e em todos os níveis conscienciais. Nas esferas superiores da Luz há lei, ordem e harmonia e essa Lei dá os parâmetros para o nosso equilíbrio, evolução e vida no meio em que nos acolhe. Lei é a ordem das coisas em todos os planos da vida e a Lei Divina é a Lei Maior, que rege tudo e a todos conduz na senda evolutiva. A lei da Umbanda é essa lei de Deus, justa e poderosa. As outras leis estão dentro dela: carma, reencarnação, causa e efeito, afinidades etc...

A Lei Maior é o campo de atuação de Pai Ogum que ordena os procedimentos, os processos e normas ditados pelo Divino Criador, anulando tudo o que estiver em desacordo com ela. Essa força que ordena tudo e a todos.

No estágio humano nossa vida precisa ter sentidos a guiá-la para adquirirmos equilíbrio, fortalecimento de nossas crenças, firmeza nos princípios que nos regem e no sentimento de Amor pelo Criador e por sua criação. Nossa Lei não é dualista, ela não diz que "podemos fazer o bem com a direita e o mal com a esquerda". Só podemos fazer o bem. 

Os caminhos são os pontos de forças, os santuários naturais de Pai Ogum. Por caminho devemos entender as vias evolutivas, a evolução do ser. Pai Ogum é o vigilante do caminho daqueles que empreenderam sua caminhada pela senda da Luz, mas, vigia tanto os caminhos para cima como para  baixo. Ele é como um escudo protetor e luta para não deixar cair quem ele está protegendo.

Pai Ogum vigia a execução dos carmas e tem sob suas ordens tanto a Luz como as Trevas. Como Guardião do ponto de força do equilíbrio, comanda as entidades atuantes no nosso plano como agentes cármicos, ou seja, os Exus e Pomba Giras da Lei da Umbanda. Nessa função, Ogum abrange a todos, e tudo o que alguém fizer envolvendo magia ou ocultismo será anotado por ele, para posterior julgamento junto ao Senhor da Lei, que é Deus.

Basta sairmos do caminho reto para sermos tolhidos pelas irradiações retas e cortantes. Suas irradiações retas são simbolizadas por suas " Sete Lanças ", as cortantes são simbolizadas  pelas " Sete Espadas " e sua proteção legal é simbolizada pelos seus " Sete Escudos ".

Quando a Lei quer recompensar é Ogum quem dá, mas, quando quer cobrar, é o seu lado negativo quem executa. Quando caminhamos rumo a Luz, Ogum estará à nossa direita ; quando rumamos para  as Trevas, ele apenas inverte sua posição, mas não o lado. Portanto, ele estará à nossa esquerda, anotando sentimentos e atitudes condenáveis.
Saravá o Senhor dos Caminhos, das Demandas, da Ordenação Divina....
Ogum Yê Meu Pai....
Patacori Ogum.....

Axé a todos. Força e Paz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário