quinta-feira, 25 de abril de 2013

MENSAGENS AOS IRMÃOS DA ASSISTÊNCIA - Nº 01

Como já abordado em textos anteriores, vamos novamente fazer uma reflexão sobre algo muito importante. Para aqueles que já conhecem o terreiro e para aqueles que estão chegando pela primeira vez, muitas coisas passam por nossas cabeças, acredite, você não é o único.


Na maioria das vezes, uma pessoa procura um terreiro de Umbanda como um “pronto socorro”, onde buscam sanar suas urgências e emergências. Para alguns, um terreiro de umbanda é uma das últimas tentativas, geralmente por medo ou mesmo pela dificuldade de encontrar um.


Pois aqui afirmo: esse medo vem pela falta de conhecimento profundo do que é Umbanda e, a dificuldade de encontrar um terreiro vem pela condição que estes se encontram, em fundo de quintais de umbandistas, onde as vezes nem do portão conseguimos enxergar. Esse segundo item abordaremos no texto  Nº 02.

Chegar a um terreiro é quase uma aventura, perguntamos para aqueles amigos íntimos, procuramos sinais em pessoas conhecidas como costumes, imagens de santo em suas casas, guias escondidas sob suas blusas, uma figa no chaveiro ou qualquer coisa que pareça misterioso.

Quando não, com todo cuidado, entramos em uma loja de artigos religiosos e esperamos a loja esvaziar para perguntar ao balconista se ele sabe onde tem um “centro bom pra ir”, torcendo para que ele entenda que queremos um “centro” de umbanda, não um centro kardecista. E com mais cuidado, pedimos um “centro” de umbanda branca!

Mas por que tudo isso acontece? Por que tem que ser dessa maneira secreta, aventureira e até perigosa? E quando encontramos, temos que arrumar um “jeitinho” de ir sem fulano saber...enfim, são tantas emoções que se a vida da pessoa não melhorar depois de tudo isso, ela não vai mesmo em lugar nenhum.

Talvez por isso que um terreiro de Umbanda é a ultima tentativa, porque dá muito trabalho até para os umbandistas.

Mas até quando? Até quando as pessoas que procuram um caminho, que querem cuidar de sua espiritualidade graças ao seu encontro com a fé em Deus precisam ter tanto trabalho? Será provação? Será um sinal de que é o “coisa ruim” tá atrapalhando? Ou um sinal de Deus para te proteger dos “macumbeiros” que fazem pacto com o “coisa ruim”?

Muitos acabam desistindo no caminho e até mesmo, do caminho de encontro com a fé, e perdem as esperanças.

Mas tem aqueles que conseguem, por teimosia, pela necessidade ou por um pouco de conhecimento. Alguns por até terem bastante conhecimento.

E todas essas pessoas juntas formam a “assistência” do terreiro! Que nada mais é do que pessoas com histórias diferentes que chegaram para “assistir” a um trabalho onde a espiritualidade se manifesta através dos guias espirituais incorporados nos médiuns da casa.

Você faz parte da assistência nesse momento, e traz consigo toda uma bagagem de vida, problemas, graças recebidas, dúvidas ou mesmo o amor e fé pela Umbanda.

E você que não sabe mais qual desculpa inventar para estar de frente a um guia para sentir a energia maravilhosa dele, ou, que não sabe qual problema expor primeiro, precisa acreditar: não nos encontramos a toa, tem muita coisa para vivenciamos.

E é para isso que queremos chamar sua atenção. Estamos convidando você para conhecer todo esse processo, como funciona, o que é, entre outras coisas que formam toda a história e a magia da nossa amada Umbanda e do nosso querido e acolhedor terreiro.

Sinta-se bem vindo e se não tiver problemas para resolver, agradeça a Deus e venha compartilhar de sua luz com todos também.

Axé!

Um comentário:

  1. Lindo texto, me encontrei nele em algumas linhas. É bem desse jeito msm q a gente se comporta nas primeiras vezes. Depois a gente se sente em casa, de tanto amor.

    ResponderExcluir