quarta-feira, 12 de junho de 2013

Orixá Xangô

A justiça Divina é a virtude de dar a cada um o que é do seu merecimento. Deus é justo e gera tudo com equilíbrio, no sentido da justiça todos nós temos os mecanismos mentais necessários para desenvolvermos condutas equilibradas e adquirirmos posturas pessoais, sensatas e racionais, anulando nossa emotividade e nosso instintivismo. Pois somos dotados de "livre arbítrio". A qualidade equilibradora é manifestada pelo Orixá Xangô, que purifica nossos sentimentos com sua irradiação incandescente, abrasadora e consumidora das emotividades.

Quem absorve a qualidade equilibradora do Pai Xangô torna-se racional, ajuizado. A escolha racional nos leva ao equilíbrio da alma, pelo conhecimento da lei que nos rege e nos diz o que é "certo e errado na vida".Essa lei não é cega nem falível, pois se ensinarmos errado, seremos colhido por ela, que exige muito de quem conhece os mistérios da razão. Mas se trilharmos no equilíbrio da Lei Maior iremos adquirir uma fé inquebrantável no que fazemos e no que falamos, e nada será feito ou dito em vão, tudo terá sua razão de ser. Tudo se resume em servir à sua família, ao seu circulo familiar, profissional, à sua comunidade, tanto civil quanto religiosa.

A emotividade e as pessoas instintivas não suportam nenhum tipo de contrariedade, levando-nos a ver qualquer ação refreada como ofensa pessoal, por isso deve ser contida pelo sentido equilibrador da justiça. Assim não nos tornamos pessoas que se sentem injustiçadas, inferiorizadas, menosprezadas, abandonadas e traídas pelos semelhantes. Nossa emotividade e nosso instintivismo primitivo devem ser transmutados lentamente com bom senso, razão e equilíbrio. Senão nos tornamos mesquinhos, egoístas, possessivos, vingativos e intolerantes conosco e com nossos semelhantes.

Quando alguém se torna um equilibrados de seus semelhantes é porque descobriu o sentido da vida. Que o nosso Amado Pai Xangô nos cubra com o vosso Manto Sagrado da Razão, Equilíbrio e Justiça.

Saravá Pai Xangô.
Caô Kabecile Meu Pai.



Muito Axé a todos.
Mãe Regiane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário