quinta-feira, 18 de abril de 2013

MENSAGEM AOS UMBANDISTAS: reflexão

A vida no Terreiro é algo inestimável. Aprendemos constantemente a viver em grupo, conhecemos dezenas de personalidades diferentes o tempo todo e nenhuma delas foge do arquétipo do Orixás de cada um. 

Um filho sempre "puxa" para seu Pai ou Mãe Orixá. Cada um com as características, defeitos e qualidades do seu Orixá, além de toda uma formação de vida diferente de cada um que ali está - corrente ou assistência - onde todos precisam conviver em harmonia. Cada gira é um aprendizado. Nós sempre aprendemos alguma coisa.

Além das particularidades da religião, confissões, segredos, histórias entre pai/ mãe e filhos de santo, temos os aprendizados que levamos para a vida toda que nos transformam, mesmo que lentamente. É essa diversidade de seres humanos que habitam este planeta que fazem a comunidade de Umbanda. É fantástico aprender todos os dias e descobrir que quanto mais se aprende, mais teremos que aprender. Acredite! Participe mais da vida do Terreiro e você verá tanta coisa que necessita ser tratada e vivida.

Desde a infância, começamos a aprender como conviver bem uns com os outros. Em nossos lares descobrimos que para se conseguir conviver bem com as pessoas a sua volta é preciso antes de tudo respeitar o direito do outro, independente de quem ele seja, se um filho, irmão, um amigo ou mesmo um vizinho...A regra é antiga: nossos direitos terminam onde começam os dos outro.

Se vivêssemos como eremitas não precisaríamos nos preocupar, porém, em comunidade é diferente. Precisamos aprender a agir de forma a não prejudicar o outro. É importante também não só se acostumar a tratar bem aos outros, mas aprender a tratar todos com educação. Os mais velhos ensinam os novos, os novos respeitam os mais velhos e todos respeitam e aprendem com os mais experientes!

Sintam-se sempre bem vindos!

Pai Abner
Núcleo de Umbanda Sagrada 
Pai Ogum de Ronda e Cabocla Jurema

Um comentário: